20091218

Quantas palavras vale uma imagem?

A Chocolate...



Fixo-me no olhar da Alexandra, na capa deste mês ,e noto o seu ar meigo e tranquilo. Fixo-me na sua pose e percebo a forma como protege a face com as mãos. Fixo-me na sua atitude e sinto a vaidade contida com que enfrenta a câmara. Fixo-me no conjunto e percebo a sensualidade discreta que transmite. Quantos pontos poderia fixar, para além destes, e quantas palavras mais poderia encontrar para definir esta imagem?

Apesar da dificuldade do exercício, o mais provável é que, apesar de todas as palavras que me ocorrem quando olho para uma imagem, registe inconscientemente uma única e me lembre dessa imagem sempre que pensar na palavra que lhe associei. E quanto mais difícil de definir é uma palavra mais fácil é, para mim, fazer esta associação.

A palavra «luxo» é uma destas palavras, de difícil definição a que associo instantaneamente uma imagem: Audrey Hepburn, em Breakfast at Tifanny’s, de vestido preto e longas luvas da mesma cor, «enrolada» num colar com quatro voltas de pérolas brancas. Eu sei, é inegável que esta imagem apesar de definir claramente o conceito também altera o negativismo que lhe é frequentemente associado… ostentação gratuita, vaidade pessoal, gasto desnecessário em bens supérfluos são tudo significados possíveis, que também são visíveis na imagem de Holly (a personagem que Audrey Hepburn encarna) ostentando um colar de pérolas que provavelmente não lhe faria falta.

Fico a pensar no verdadeiro motivo porque associo esta palavra a esta imagem… uma imagem a que poderia associar tantas outras palavras… Imagino-a descalça, a andar sobre a relva, descalçando os sapatos de salto alto com que dançou durante horas e não deixo de pensar: que luxo! É o colar de pérolas que ainda ostenta ao pescoço que me faz lembrar a palavra? É a oportunidade de andar descalça quando deveria andar calçada? É a atitude com que com que se pavoneia? É a pose com que me olha? É o olhar com que me fixa? Quantos pontos poderia fixar, para além destes, e quantas palavras mais poderia encontrar para definir esta imagem?

O que importa a quantidade de palavras se me posso dar ao luxo de escolher apenas uma? Talvez seja esta a essência do puro luxo… o poder tê-lo!


Outros Chocolates...