20091016

Uma questão de atitude

A Chocolate...



De manhã, em frente ao espelho, enquanto tento disfarçar as olheiras e os olhos inchados que a noite me provoca, repuxo a pele à volta dos olhos e as bochechas, para tentar encontrar o rosto de há uns anos atrás. Desisto! Pareço uma mulher desesperada de mãos na cabeça e pele de plástico, de queixo levantado para esticar a pele do pescoço, que perdeu alguma da sua elasticidade. Concentro-me no meu rosto, onde se apresentam várias marcas do tempo e onde me reconheço a mim própria e sorrio. É nesse momento em que me rendo ao meu próprio sorriso que me volto a lembrar da importância de todas aquelas minhas marcas que me tornam única, do seu significado, das suas histórias que fazem parte da minha história. Uma história que começou em Luanda e que agora decorre em Lisboa, e volto a sorrir com a coincidência da inicial dos dois nomes, que por sua vez coincidem com a inicial do meu próprio nome… e penso como é tão fácil encontrar motivos para sorrir.

À noite, em frente ao espelho, enquanto limpo a pele e faço aparecer as olheiras e os olhos cansados de quem precisa de uma boa noite de sono, sorrio só por me lembrar do episódio da manhã. Ponho as mãos na cabeça e tento imitar a pose da Carla, na capa da Chocolate deste mês, e sinto-me bonita. Não tento disfarçar nada, nem parecer mais nova do que sou, tento apenas fazer sobressair o melhor de mim, e é esta mudança de atitude que faz toda a diferença.

Agarro no batom encarnado que mais gosto e escrevo no espelho: o melhor de mim! Uma frase que espero que me inspire, de manhã e à noite, e que me melhore a imagem. A que vejo no espelho e a que mostro ao mundo.

Resistir a não experimentar, é quase tão difícil como resistir à Chocolate!


Outros chocolates...

Sem comentários: